Tags

Related Posts

Share This

Estudar a concorrência é fundamental

Para começar o nosso papo, tenha certeza de uma coisa: você não está sozinho, sempre tem alguém ou alguma empresa que concorre com você! E olhar para os seus concorrentes é muito importante para todo o seu processo, pode acreditar. Essa análise da concorrência pode servir para permear muitas decisões com relação à sua marca – até para você conseguir definir de qual maneira se diferenciar dela.

Quer saber um pouco mais sobre isso? Vamos lá:

Preços e atributos
É importante conseguir responder algumas perguntas sobre seus concorrentes, como:

> quais são os diferenciais (reais) dele?
> ele pratica somente valores unitários ou também faz pacotes com seus produtos/serviços?
> ele faz algo efetivo para fidelizar seus clientes?

Informações
Procure sempre fontes externas de informação: procure saber  mais sobre eles através de notícias, associações comerciais, o próprio site e até com pessoas que você conhece e sabe que são clientes do seu concorrente.

Entenda o posicionamento dele com relação a sua empresa: quem é o líder no seu mercado? O que ele faz para estar neste lugar? E como seu produto está em relação ao dele? Sabendo disso, você pode montar a sua estratégia co diferenciais importantes e atraentes.

Parcerias importantes
Busque empresas e pessoas que possam agregar, somar, melhorar a sua performance e faça parcerias.
Criar vínculos em qualquer mercado é fundamental, porque indicação é tudo!

Mas, além e independente de você exatamente quem é seu concorrente, o que conta mesmo é a qualidade e a entrega do seu produto ou serviço. E entender a concorrência é parte disso, de montar sua estratégia para ganhar mais mercado. Então, mesmo descobrindo muitas informações sobre a concorrência, o importante mesmo é fazer sua parte com qualidade, atendendo a demanda do seu cliente. Ter todas essas informações de terceiros é importante para argumentar e trabalhar melhor seus pontos fortes. Mas é agradando de verdade o cliente, que você deixará a concorrência pra trás!

 

Go, go go! =)